Conselheiro Luciano Frota homenageado pelo Conselho de Representantes

Presidente da Anamatra, Noemia Porto e presidentes de Amatras reconheceram o empenho do juiz durante mandato no CNJ

 
O juiz Luciano Frota, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi homenageado na manhã desta quarta-feira (5) durante a reunião do Conselho de Representantes (CR) que acontece na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O conselheiro, juiz do Trabalho na 3ª Vara de Brasília, termina seu mandato na quinta-feira (6). Frota recebeu o carinho dos colegas que destacaram sua atuação nos últimos dois anos.
 
Para a presidente da Anamatra, Noemia Porto, “Luciano Frota sempre abraçou as grandes causas.No CNJ, fez o que lhe competia, e de forma brilhante. Assumiu o papel e a responsabilidade de ser um conselheiro independente. Começou depois de um processo de confirmação da sua indicação pelo TST; etapa inicial difícil e de muita luta. Poderia ter, depois disso, assumido o posto apenas para cumprir um trabalho interessante. Mas esse não é Luciano Frota; nunca seria. Chamou para si grandes temas e dignificou a magistratura do Trabalho. Mostrou que a Justiça do Trabalho está capacitada para discutir desde o Trabalho Escravo à questão dos precatórios”, destacou Noemia Porto que elogiou a postura do conselheiro durante o mandato. “A admiração pelo trabalho demonstrada no CNJ a Luciano Frota não é apenas qualidades pessoais ou pelo currículo; é pela demonstração prática de habilidade e preparo para defender um Judiciário do nosso tempo. O presidente do STF e do CNJ, ministro Dias Toffoli, não fez uma despedida protocolar ao conselheiro. Fez questão de listar, item por item, as realizações de Frota que, em seu discurso, homenageou todos os servidores, indistintamente. E foi aplaudido de pé”, relatou Noemia.
      
Emocionado, o conselheiro lembrou do trabalho associativo que norteou sua jornada como magistrado e que, em muitos momentos, o fez com a Anamatra, a Amatra da 10ª Região e a presidente Noemia Porto. “Sempre fomos companheiros de muitas lutas. Lutas intensas. E sempre fomos companheiros dos mesmos sonhos dentro na Amatra 10. Na maioria das vezes convergindo, mas sempre crescendo nas vezes em que divergimos, em questões de ponto de vista. Nunca divergimos nos horizontes que avistávamos, que é o horizonte de uma magistratura digna e de uma Justiça do Trabalho altiva. Sempre estivemos do mesmo lado nessa luta. Hoje eu tenho muito orgulho da minha associação ser presidida pela juíza Noemia Porto, uma referência no movimento associativo nacional”, comentou o conselheiro.  
 
Luciano Frota ressaltou que durante o período de atuação no CNJ conviveu com as demandas de associações e a Anamatra sempre atuou na defesa das causas e das prerrogativas da magistratura com ética, transparência e firmeza. “As posições são firmes, convictas. A entidade tem discurso e tem prática” relatou o conselheiro.
 
O Conselheiro foi homenageado por diversos presidentes das Amatras que registraram o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, com destaque para a defesa eloquente das liberdades públicas, dentre elas a liberdade de expressão.

 

A juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju, indicada pelo Tribunal Superior do Trabalho, assume a vaga e deve tomar posse em 17 de fevereiro.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra